quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Visita à Casa Gafanhoa


Vamos visitar a Casa Gafanhoa! Aqui tão perto um testemunho do património etnográfico local...
Queremos deixar as nossas impressões e o que aprendemos...

10 comentários:

  1. Hoje, dia 4 de Dezembro de 2015, fomos visitar a Casa Gafanhoa da Gafanha da Nazaré.
    Esta casa foi construída em 1920, pelos pais, e foi restaurada em 1930.
    Casa Gafanhoa é uma casa pequena, com 3 quartos, que 1 era para os doentes ou para as visitas, um para os pais e para o bebé e outro para as crianças, tinha 2 cozinhas, que uma era só para fazer o pão, não havia casas de banho, que no entanto, as pessoas que viviam naquela casa tinham que ir fazer as suas necessidades à retrete, não haviam sofás e na parte de trás da casa eram os corrais.
    Na minha opinião eu acho uma boa iniciativa haver este tipo de casas como museus, pois dá-nos a conhecer outra perspectiva da vida antiga ou da vida dos nossos avós.

    ResponderEliminar
  2. A minha turma no dia 4 de Dezembro foi fazer uma visita a Casa Gafanhoa, que se situa na Gafanha da Nazaré. A casa Gafanhoa foi construída em 1920e foi reconstruida em 1930. Eu já tinha ido lá duas vezes por isso nada era novo para mim, mas muitos da minha turma nunca tinham lá entrado. Ficamos a saber muita coisa. O senhor esteve a dar-nos a conhecer os vários locais da casa, desde a Cozinha lá fora ao quarto do doente, havia quatro quartos onde só se utilizava três quartos, dois com cama de casal e outro com uma cama de solteiro, o quarto do doente só se utilizava quando alguém estava doente. De seguida o senhor deu-nos a conhecera sala onde se rezava ou quando metiam os filhos a rezar, havia uma casa de banho que tinha um buraco. Gostei muito da visita, porque eu já conhecia muito bem a casa.

    Juliana Campos

    ResponderEliminar
  3. Dia 04.12.2015, fui visitar a Casa Gafanhoa pela 1º vez. Uma casa antiga que contamos como era o tempo dos nossos avós, como eles viviam, em que trabalham e como. Naquela casa tinha vivido os país mais quatro filhos.Fomos ver em primeiro lugar uma das cozinhas onde as crianças almoçavam e jantavam, havia um forno onde faziam o pão e havia uma tábua onde estava onde cesto para guardar o pão havia também salgadeira onde guardavam as carnes e peixes, havia muita louça tipicamente da região. Fomos ver a outra cozinha para os convidados. Vimos os quartos dos país, de solteiro e o das crianças havia outro quartos, esse quarto era o que tinha melhores camas, comodas devido a ser um quarto para visitas ou para alguém que estivesse doente. Ao pé desse quarto havia um sítio para rezar.
    Vimos as ferramentas que utilizavam para a prática da agricultura na estrada do portão junto ás ferramentas havia uma caroça que era puxada pelos animais para a prática da agricultura e havia os corrais onde estavam os animais. Aprendemos mais sobre a região e como viviam antigamente.
    Nicole

    ResponderEliminar
  4. Hoje, dia 4 de Dezembro, fomos visitar a Casa Gafanhoa presente na Gafanha da Nazaré.
    Esta visita foi-nos guiada pelo senhor Alfredo Silva, que fez dela uma visita atractiva.
    Descobrimos e aprendemos que aquela casa teria sido construída em 1920 pelos pais do casal que lá iria morar. Os pais apenas construíam a estrutura da casa e, os filhos, quando para lá fossem morar, acabaria por completar a casa com camas, móveis, tapetes, ...
    A casa foi restaurada em 1930 pelo casal a quem a casa se destinaria.
    A casa tinha, três quartos normais e um principal que só era utilizado para as visitas e pessoas da casa que se encontravam doentes, também havia uma sala (santuário), duas cozinhas, uma principal e uma diária e uma sala de estar.
    Os senhores que lá habitavam tiveram quatro filhos, dos quais apenas um se encontrava em Portugal pois os outros estavam na América e no Canadá. Os donos da casa dedicavam-se à agricultura, mas mais tarde o marido criou uma empresa de bacalhau, deixando a agricultura para trás. A senhora acabou por ficar sozinha e foi para um lar onde acabou por falecer.
    A casa tornou-se património da camara de Ílhavo, depois de o filho mais novo deste casal assinou contrato com a mesma em nome de todos os filhos.
    Estas casas gafanhoas têm a estrutura das antigas casas presentes nas nossas Gafanhas.
    Muitos dos nossos anos/bisavós que mantiveram sempre as suas casas, tem uma estrutura idêntica à mesma que fomos visitar.
    É uma casa muito atractiva e que, para quem nunca morou numa casa deste tipo, percebe como era o viver de antigamente.
    *Juliana Madail

    ResponderEliminar
  5. Hoje (4 de Dezembro de 2015), fomos visitar a Casa Gafanhoa, que se situa na Gafanha da Nazaré, com a professora Fátima.
    Ficamos a saber que a Casa Gafanhoa foi construída em 1920 e foi oferecida aos filhos do casal que, mais tarde, a decoraram a sua maneira. Que a família era composta por seis membros, quatro filhos e o casal.
    Em 1930, a casa foi restaurada pelo casal que tinham um negocio no ramo do bacalhau e dedicavam se a agricultura.
    A casa era composta pelo pátio, currais,salas de oração entre outros.
    Podemos visitar a casa e perceber como os antepassados viviam , antes de haver a evolução tecnológica.
    Visitamos as duas cozinhas, os três quartos e o quarto das visitas que também servia para quando alguém estivesse doente ( a qual o médico tinha acesso imediato) a sala onde era recebida a visita pascal,vimos ainda alguns dos trajes que pertenciam aos donos da casa e ficamos a saber sobre a vida dos mesmos. O senhor Alfredo Silva foi o nosso guia e ao longo da visita foi partilhando connosco as suas historias.
    Está visita foi interessante porque podemos perceber ainda mais de como o modo de vida de dos nossos avos, trisavós e bisavós) foi completamente diferente da nossa, apenas tinham as coisas essenciais a vida, nós hoje em dia temos tudo e ainda queremos mais.
    Ângela

    ResponderEliminar
  6. Hoje, dia 4 de Dezembro, a turma 11ºE do curso profissional de Receção, foi visitar a casa Gafanhoa, pelas 15h da tarde.
    A casa Gafanhoa, foi construída em 1920, por uma família tradicional, que dedicavam-se a duas grandes atividades, realizadas na altura: a agricultura e a pesca. Nessa altura, as casas eram construídas por pais de noivos recém casados, assim como a casa Gafanhoa foi. Esses noivos criaram uma família que posteriormente iriam continuar o negócio da família: uma empresa do bacalhau. A tradicional casa Gafanhoa era composta por um terreno; por duas cozinhas, uma para jantar em família, e outra cozinha para jantar com pessoas mais importantes; por quatro quartos, 1 de visitas, 1 para os pais, e 2 para os filhos; uma entrada para a visita pascal. Esta casa, foi reconstruída depois mais tarde em 1930.
    Este tipo de casa são normalmente idênticas em todas as gafanhas e sítios mais antigos das regiões.
    Acho muito interessante este tipo de casa-museu, pois mostra realmente como era antigamente e aforma como viviam.

    Inês Ferreira, nº5, 11ºE

    ResponderEliminar
  7. No dia 4-12-2015, na aula de ITM (Informações Turísticas e Markenting) a nossa turma (11ºE) foi visitar juntamente com a professora Fátima Viana a Casa Gafanhoa, uma casa-muse.
    A visita foi acompanhada pelo Senhor Alfredo.
    Com esta visita aprendi muita coisa, como:
    -A Casa Gafanhoa foi construída pelos pais em 1920 e restaurada em 1930 pelo casal que lá morava.
    -Os pais ofereciam uma casa aos filhos e os filhos teriam que preservar a casa e faze-la ao seu gosto.
    -Foi inaugurada em 2000 no dia 11 de Novembro pelo presidente da camara municipal de ílhavo
    - A casa tinha varias partes, o pátio, o celeiro, o curral, o estábulo, os quartos, a sala onde se rezava , a sala de jantar e as cozinhas da casa e do forno.
    - A família era composta por seis pessoas, 4 filhos e o casal.
    - Mostra muitos móveis e utensílios, por exemplo os móveis da cozinha, as miniaturas (a da vaca com o porco, carroça, os talheres), entre outros.
    - Os quartos eram pequenos, as camas tinham palha, havia quarto de visitas.
    - Havia uma cozinha e num canto havia a cantareira com a uma cântara de ir à fonte buscar água.
    - Havia também uma cozinha de fora com um forno, uma salgadeira com carne de porco e uma barrica com sardinha salgada.
    Na minha opinião a visita foi interessante e fiquei com um maior conhecimento.

    -Ana Sousa, nº2, 11ºE :)

    ResponderEliminar
  8. Olá blogueiros, fui a esta visita à Casa Gafanhoa pela 2º vez e gostei bastante, logo que entramos na casa notamos logo a diferença de uma casa Gafanhoa antiga para as casas recentes. A casa Gafanhoa Fomos Guiados pelo senhor Alfredo Silva (Presidente do grupo etnográfico da Gafanha da Nazaré),a visitar a casa e no inicio,no hall de entrada da casa o senhor Alfredo contou-nos a história de vida da moradora da casa que teve 4 filhos, ou sejas eram 6 moradores na casa. Começamos por visitar uma cozinha onde preparavam o pão num forno e havia 2 mesas uma para adultos e uma para crianças. Depois visitamos a sala de jantar onde as pessoas comiam, vimos a louça típica gafanhoa e a mobília. De seguida visitamos os quartos com as camas feitas de palha, vimos corrais, foices, pás e materiais de agricultura. As pessoas Gafanhoas dedicavam-se principalmente à agricultura e à pesca.
    A casa foi feita em 1920 e reconstruida em 1930 pela senhoria da casa, mais tarde foi considerada museu em 11 de Novembro de 2000. Nesta visita de estudo aprendi como se vivia antigamente na zona da Gafanha e gostei muito desta experiencia.

    ResponderEliminar
  9. No dia 4 de Dezembro de 2015, pelas 15h00 a turma 11ºE do Curso Profissional Técnico de Receção foi fazer uma pequena visita a tradicional Casa Gafanhoa. Naquela época havia uma tradição onde quando dois jovens casavam-se os pais dos noivos erguiam uma casa a moda dos recém-casados pudessem morar. E assim foi o que aconteceu em 1920, a família que morava na casa era de classe alta, e possuía muitas terras, viviam especialmente da agricultura e da pesca. A família era composta por 6 pessoas, sendo o casal e 4 filhos.
    O patriarca da Família, depois da morte de seu pai, tomou frente da empresa do falecido pai, deixando a mulher sozinha em casa, pois 3 filhos tinham-se mudado para o exterior. A Mulher acabou por falecer num lar de acolhimento.
    A casa foi restaurada em 1930, esta era composta por um terreno, onde se dedicavam a agricultura, 2 cozinhas (uma para jantar em família e outra para jantar com convidados, e fazer alguns serões); 4 quartos (um especialmente dedicado as visitas e quando alguém ficava doente, pois situava-se perto da porta de entrada, um para os pais e dois para os filhos); uma sala pascal; e uma garagem.
    Esta casa atualmente é considerada uma Casa-Museu pois esta aberta ao publico, Gostei bastante da visita pois deu-nos a perceber como as pessoas viviam antigamente e como era as casas naquela época.
    Laura Emily
    11ºE; Nº9

    ResponderEliminar
  10. No dia 4 de Dezembro, deslocámo-nos em turma, à casa Gafanhoa. Numa viagem animada e curta, o ambiente foi agradável, que se manteve também na visita. Quando chegámos fomos recebidos pelo Sr. Alfredo Silva, presidente do grupo etnográfico da Gafanha da Nazaré.
    Começámos a visita pela cozinha do lume, onde havia um forno e uma salgadeira, com a função de cozinha e guardar, respectivamente. De seguida visitámos a outra cozinha, que se destinava mais à preparação e confecção da comida. Esta divisão também era utilizada para passar serões.
    Depois fomos até à zona dos quartos, onde pudemos observar as comodidades, estilo arquitetônico e decorativo. Os quartos demonstravam-se pequenos e bastante simples, com portas altas e envidraçadas. As paredes circundantes estavam decoradas com azulejos típicos da região.
    De seguida, após a passagem pela sala de jantar, visitámos uma sala unicamente destinada à reza e atividades religiosas. Naquela divisão havia uma porta que dava ao exterior, apenas utilizada pelas visitas importantes.
    Anexa àquela divisão havia um quarto apenas utilizado pelas pessoas visitantes e doentes.
    Já no exterior, o Sr. Alfredo mostrou-nos o pátio e o local onde guardavam os utensílios agrícolas, que na minha opinião foi bastante interessante, pois me deu uma nova perspectiva sobre o passado.
    Por fim e em suma, esta visita foi muito interessante e enriquecedora.

    ResponderEliminar